A morte súbita do bebê é uma das principais causas de morte infantil no mundo, ocorrendo principalmente entre 2 e 4 meses de idade, podendo ocorrer até o primeiro ano de vida. Essas mortes acontecem em bebês previamente saudáveis, sem causa aparente, e geralmente ocorrem no berço ou em cama compartilhada com os pais.
Alguns estudos sugerem que uma das principais causas é a asfixia durante o sono, mas mais pesquisas ainda precisam ser realizadas para compreender completamente os fatores envolvidos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, alguns fatores de risco foram associados à ocorrência dessas mortes, incluindo:
👶 Dormir de barriga para baixo/posição de bruços. 🚬 Tabagismo familiar. 🛌 Dormir na mesma cama dos pais. 🛏️ Uso de colchão facilmente depressível ou de molas. 🐻 Uso de cobertor, travesseiros e objetos no berço. 🧐 Berço sem espaçamento adequado entre as grades.
Diante do grande número de casos, a Academia Americana de Pediatria iniciou uma campanha em 1994 pedindo que os pediatras sempre orientem os familiares sobre os cuidados durante o sono. O ato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima teve resultados impactantes, reduzindo drasticamente a mortalidade.
⚠️ Então não se esqueçam, na hora de dormir, SEMPRE DE BARRIGA PARA CIMA.
#safetosleep #backtosleep #pediatria #sonoseguro