O primeiro passo para uma boa alimentação infantil, ao contrário do que muitos pensam, inicia a partir da 17ª semana gestacional e não no período da introdução alimentar.
Nesse período, os receptores olfatórios e do paladar já estão em desenvolvimento no feto, e os alimentos ingeridos pela mãe durante a gestação inundam o líquido amniótico com sabores e cheiros, que são deglutidos pelo feto e criam memória alimentar.
Um estudo realizado na Universidade da Philadelphia pela Dra. Julie A. Mennella recrutou 100 gestantes, metade delas ingeriu um copo de suco de cenoura por dia e a outra metade um copo de suco de laranja por dia, durante toda a gestação. As crianças foram acompanhadas até o início da introdução alimentar, e na primeira papa foi ofertada cenoura. O resultado mostrou que 87% das crianças cujas mães ingeriram suco de cenoura na gestação simplesmente devoraram a papa.
Isso reforça cada vez mais a teoria dos “1000 dias”, que destaca a importância de uma alimentação saudável durante a gestação e seus reflexos a longo prazo na saúde da criança. Por isso, é importante abusar dos alimentos saudáveis e temperos durante a gravidez e evitar alimentos industrializados, criando assim uma memória alimentar positiva que facilitará todo o processo de introdução alimentar, resultando em benefícios ao longo de toda a vida do seu filho.