É lamentável que mesmo após passarmos por uma pandemia de COVID-19, ainda enfrentemos desafios na prevenção e controle de outras doenças infecciosas, como a gripe causada pelo vírus Influenza.
A baixa cobertura vacinal para gripe é preocupante, pois a vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra essa doença. A gripe pode ser grave, especialmente em grupos de risco, como crianças pequenas, idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes. Além disso, a sobrecarga nos leitos de UTI pediátrica é uma questão importante, e a prevenção da gripe pode ajudar a reduzir a demanda por esses leitos e garantir que eles estejam disponíveis para pacientes com outras necessidades médicas graves.
É fundamental que os pais estejam atentos aos sintomas da gripe em seus filhos e busquem atendimento médico rapidamente em caso de suspeita da doença. O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento adequado com antivirais, se indicado, e ajudar a evitar complicações mais graves.
Além disso, a vacinação é uma medida importante para proteger a saúde de todos, inclusive dos grupos de risco. As campanhas de vacinação devem ser amplamente divulgadas e incentivadas pela sociedade e pelas autoridades de saúde, para garantir que mais pessoas sejam imunizadas contra a gripe.
A prevenção é sempre a melhor abordagem para combater doenças infecciosas, e a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a si mesmo e aos outros. Vacine seu filho e ajude a evitar o aumento de casos e internações por gripe no Brasil.
*Este artigo não tem conflito de interesse ou está associado a qualquer propaganda medicamentosa.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_tratamento_influenza_2017.pdf