Aniversário de alguma colega de turma, você o deixa na festa e observa que ele é o menor entre os colegas.

Fila para entrar no ônibus da escola para uma viagem, você observa que ele está entre os menores da classe.

Seu filho de repente começa a ser ultrapassado na altura pelos colegas.

Essas são situações comuns diárias vividas pelos pais, situações que geram ansiedade e dúvida de que algo pode estar errado no crescimento do seu filho.

Devemos entender primeiro o que define a altura de um ser, são basicamente três componentes: genético, nutricional e ambiental.

Se você e seu cônjuge tiverem estatura baixa ou mediana, dificilmente seu filho será um jogador de basquete, a genética é sempre soberana. Existem algumas exceções, por exemplo, uma família que tem genética para  alta estatura e as gerações anteriores sofrerem algum tipo de privação nutricional ou psicológica como pode ocorrer com refugiados, imigrantes que cresceram em ambientes de extrema pobreza, neste caso, sua genética não foi alterada, apenas o ambiente era desfavorável para atingir todo seu potencial genético, isto não priva as gerações futuras que podem atingir o alvo genético familiar se forem oferecidas uma alimentação adequada e um ambiente adequado para crescimento.

Caso seu filho apresente uma desaceleração de crescimento é necessário realizar uma consulta detalhada com seu Pediatra, existem várias doenças que podem causar desaceleração de crescimento, porém, a maioria das desacelerações são variações no processo de amadurecimento do corpo como: atraso de puberdade, atraso constitucional do crescimento, os quais não demandam tratamento.