Amamentar seu filho é o sonho de quase todas as mães, e é visto como um processo natural que, teoricamente, acontecerá sem dificuldades. Porém, essa visão idealizada, compartilhada por familiares e colegas, não reflete a realidade para a maioria das mães. Esse tipo de pensamento só aumenta a pressão sobre a lactante, elevando sua ansiedade e frustração. A amamentação exige um esforço multidisciplinar, incluindo cuidados pré e pós-parto, a mamada na primeira hora de vida, a continuidade dos cuidados no alojamento conjunto, a consulta com um pediatra capacitado nos primeiros 3 dias de vida do bebê, ajuda dos familiares e uma rede de apoio materno. Se você, mãe, está enfrentando dificuldades nesse processo, saiba que não tem culpa!

Se você está lendo esse texto, provavelmente está lidando com baixa produção de leite ou acredita estar. É comum que a produção esteja adequada e o bebê esteja ganhando peso corretamente, mesmo com pouca extração de leite na ordenha manual ou com bomba, devido a erros de técnica. Após avaliação por um pediatra ou profissional capacitado, se for diagnosticada a baixa produção, a primeira etapa é avaliar a técnica de amamentação, que geralmente é o principal problema.

Após corrigir a técnica, o “power pump” pode ser utilizado para tentar aumentar a produção de leite até que ela seja adequada para as necessidades do bebê. O “power pump” consiste em utilizar a bombinha de extração elétrica ou manual da seguinte maneira:

  • Ordenha durante 10 minutos em cada mama, ou 20 se estiver utilizando uma bomba bilateral.
  • Pausa de 20 minutos.
  • Ordenha durante 10 minutos em cada mama, ou 20 se estiver utilizando uma bomba bilateral.
  • Pausa de 10 minutos.
  • Ordenha durante 10 minutos em cada mama, ou 20 se estiver utilizando uma bomba bilateral.

Alguns detalhes podem aumentar as chances de sucesso:

  1. Massagear as mamas e fazer compressas quentes de 5 a 10 minutos antes de realizar a técnica.
  2. Escolher a flange adequada para o tamanho do mamilo.
  3. Preferir bombas bilaterais que possam ser utilizadas deixando as mãos livres (por exemplo, sutiãs para bomba elétrica).
  4. Cuidar da alimentação, manter a hidratação e descansar.

Ao realizar o processo adequadamente, espera-se que a produção aumente em 3 a 5 dias. Porém, é importante lembrar que aumentar a produção não basta se a técnica de amamentação estiver incorreta. Isso pode piorar a situação e até causar ingurgitamento mamário e inflamação das mamas.

Dr.Túlio Alonso João – Pediatra, Especialista pela SBP – RQE: 85275.