O impetigo é uma infecção de pele causada por bactérias, sendo as principais causadoras Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. É a infecção de pele mais comum da infância, acometendo principalmente crianças na faixa etária de 2 a 5 anos.
Alguns fatores como calor, dermatite atópica, creche, picadas de insetos e sarna podem favorecer a recorrência.
A disseminação ocorre comumente devido à criança coçar o local e contaminar sua unha, posteriormente ela acaba coçando outros locais do corpo espalhando a bactéria. As lesões costumam ter características bem específicas como vermelhidão local, pápula ou bolha com pus, crostas de aspecto “favo de mel”.
O diagnóstico é feito através da história da doença e pelo aspecto das lesões, não sendo necessário nenhum exame específico.
O tratamento consiste na retirada das crostas com água morna e o uso antibióticos tópicos, evitando assim a disseminação e complicações graves como erisipela, celulite e glomerulonefrite.
Importante lembrar que toda criança com impetigo deve ser isolada de atividades compartilhadas com outras crianças até completar 48 horas de uso do antibiótico.
Fonte:
https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/impetigo-conheca-a-doenca-de-pele-que-pode-ser-transmitida-no-pula-pula/
https://www.sbp.com.br
https://www.sbd.org.br/doencas/impetigo/
Dr. Túlio Alonso João – Pediatra.
Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria – RQE: 85275