A depressão pós parto é um distúrbio do humor que acomete 20 % das mães no Brasil, algumas mulheres são mais propensas a apresentarem os sintomas, dentre elas: pacientes com depressão diagnosticada antes da gravidez, estresse materno durante a gravidez, cesariana de urgência e ansiedade materna.  

Acredita-se que a origem da depressão tenha origem multifatorial como queda abrupta dos hormônios femininos após o parto, situação psicossocial, privação de sono, dificuldade com os cuidados do bebê e ausência de rede de apoio familiar e/ou profissional. 

Os sintomas de depressão podem iniciar logo após o nascimento do bebê e costuma durar 6 semanas ou mais. Importante diferenciar a depressão pós-parto de outra variante do humor que é o baby blues que costuma apresentar sintomas de irritabilidade, choro intercalados por alegria, motivação e satisfação, os sintomas de baby blues costuma melhorar em até 2 semanas após o parto. 

Como posso suspeitar se tenho depressão pós-parto? 

Toda mãe que apresentar sintomas como: tristeza, ansiedade, incapacidade de cuidar do filho, raiva, cansaço extremo, sensação de culpa, falta de apetite, falta de prazer nas atividades habituais com duração maior de duas semanas devem procurar atendimento médico e psicológico para suporte. 

O diagnóstico é clínico sendo feito pela história e sintomas da mãe, os exames laboratoriais são reservados para casos específicos a fim de descartar doenças da tireoide e desnutrição materna. 

O tratamento deve ser introduzido precocemente e é realizado por equipe multidisciplinar psicólogo, psiquiatra, pediatra e nutricionista. Alguns casos são necessários o uso de medicamentos antidepressivos, os quais são seguros durante a amamentação. 

Fontes: 

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/depressao-pos-parto

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao-pos-parto

https://www.febrasgo.org.br