A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano, seu desenvolvimento ocorre principalmente nos primeiros três anos de vida e é aprimorado ao longo da vida. 

Os primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento da visão, caso algum distúrbio ocorra durante esse momento e não seja detectado sequelas permanentes podem ocorrer. O cérebro interpreta as imagens através da retina que envia os sinais ao nervo optico, quando algo está errado e essa imagem não chega à retina, o nervo optico  acaba ficando em “desuso” ocasionando sua atrofia e perda de função a longo prazo. 

Mas quais cuidados devo tomar com meu filho? 

Os cuidados iniciais com a visão já se iniciam logo após o nascimento, antes da alta do bebê ao se realizar o teste do reflexo vermelho ou olhinho, que descarta obstrução da retina. 

Durante as consultas de seguimento é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Oftalmologia que seja realizado o teste do olhinho ao menos três vezes ao ano até o terceiro ano da criança. Outra recomendação importante é a realização de um exame oftalmológico completo pelo Oftalmologista na idade entre 3 e 5 anos.  

Caso seu filho tenha algum fator de risco como prematuridade, infecções durante a gravidez, história de catarata, glaucoma na família ou apresente dificuldade para pegar objetos, quedas frequentes ao tropeçar em móveis, não reconhecer cores na idade apropriada, lacrimejamento e irritação ocular persistentes é indicado um exame oftalmológico completo antes dos 3 anos, pois são sintomas de doença ocular avançada. 

Fonte: 

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/exame_crianca_5_anos.pdf

https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec81_Oftalmo.pdf