A adenopatia, ou íngua, na infância é uma causa comum de busca por atendimento médico.
Mas o que é a íngua?
A íngua, ou linfonodo, faz parte do nosso sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. O sistema linfático tem a função de detectar agentes nocivos à nossa saúde, e é aí que entra a função das ínguas. Após o primeiro contato com o agente nocivo, o nosso corpo aumenta a produção de células de defesa, que ficam armazenadas próximas ao local infectado, resultando no aumento dos linfonodos, ou íngua.
Meu filho tem ínguas palpáveis, é normal?
É comum que as ínguas sejam palpáveis em crianças menores de 5 anos, o que significa que seu sistema imunológico está em desenvolvimento. As ínguas geralmente são palpáveis, de caráter mole e móvel, localizadas nas regiões do pescoço, nuca e abaixo da mandíbula. Elas tendem a aumentar de tamanho durante processos infecciosos ou inflamatórios, como resfriado, sinusite, otite, gengivite, extração dentária e alterações no couro cabeludo.
Quando devo me preocupar?
Os sinais de alerta para uma investigação mais aprofundada são:
Caso seu filho apresente algum sinal de alerta, é necessário uma avaliação pelo pediatra, além de investigação laboratorial e de imagem, de acordo com cada caso.
Na dúvida, sempre consulte um especialista. Se necessário, peça uma segunda opinião!
Fontes: