A vacinação nos salvou de várias pandemias, manter a caderneta de vacinas atualizadas é um papel tanto dos pais quanto dos pediatras, isso é um exemplo de cidadania, isso mesmo, CIDADANIA!
É de conhecimento de todos que a gravidade do coronavírus que circula entre nos já não é como nas cepas anteriores, está ficando cada vez mais parecido com os tempos pré-pandemia, onde o coronavírus era responsável por uma grande parcela dos resfriados comuns.

Mas será que devemos esquecer a vacinação?

 A resposta é NÃO!

O coronavírus ainda circula entre nós e tem alta transmissibilidade, atualmente não é causador de morte em indivíduos saudáveis, isso quer dizer que se seu filho não tiver doença prévia, ele irá recuperar sem grandes danos ao seu organismo. Mas não podemos dizer o mesmo de uma senhora, um imunodeficiente, um transplantado de órgão, um paciente com câncer e demais doenças que ainda são de alto risco para uma evolução desfavorável. Diante disso é obrigação nossa proteger essas pessoas, e não temos outra opção além da vacinação.

O ministério da saúde atualizou em 2024 a necessidade de vacinação na população geral, e a recomendação atual varia muito de acordo com status vacinal do paciente e vacinas prévias utilizadas.

A implementação da vacina COVID MODERNA XBB no SUS deve ser aplicada conforme a orientação abaixo:

  • -Crianças de 6 meses a 4 anos, SEM VACINAÇÃO PRÉVIA: duas doses. Administrar a segunda dose 4 semanas após a primeira dose.
  •  
  • -Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, vacinados de maneira incompleta (uma dose): recebem duas doses da vacina com intervalo de 4 semanas entre elas.
  •  
  • -Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, vacinados de maneira incompleta (duas doses): recebem uma dose da vacina, com intervalo de 8 semanas após a última dose da vacina de coronavírus, independente de qual vacina coronavac ou pfizer.
  •  
  • Crianças de 6 meses a 4 anos, vacinados de maneira completa (três doses de qualquer vacina para covid): Uma dose de vacina.

Observação: Administrar uma dose pelo menos 3 meses após a dose mais recente de qualquer vacina COVID-19 cepa original.

A vacina da COVID, provou-se segura, e é capaz de proteger nossas crianças das formas graves da doença como síndrome respiratória aguda grave e síndrome inflamatória multissistêmica da COVID, apesar de raras elas ainda podem ocorrer, e é inadmissível perdemos qualquer vida para uma doença imunoprevenível.

 Fontes:
https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/news/atualizacao-em-vacinas-covid-19-na-pediatria/
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/covid-19/esquemas-vacinais#:~:text=Contudo%2C%20se%20a%20pessoa%20n%C3%A3o,dose%20da%20vacina%20monovalente%20XBB.