O cordão umbilical representa a união entre o filho e a mãe durante o período gestacional, é através dele que todos os nutrientes, sangue e oxigênio chegam ao feto.
Após alguns minutos do nascimento é realizado clampeamento do cordão umbilical e sua secção, normalmente o recém-nascido recebe alta da maternidade com um clampe de plástico, que pode ser retirado logo na primeira consulta com o pediatra. Ainda na maternidade é visível a dúvida dos pais referente aos cuidados com o coto, sendo as dúvidas mais comuns:
Pode lavar no banho?
Sim, o coto umbilical pode ser lavado durante o banho, aplicação de água com sabão é indicado, porém somente água é considerado suficiente.
Dói?
O coto umbilical não possui fibra nervosa, sendo assim não dói ou provoca qualquer reação ao bebê.
Devo passar álcool?
Essa é talvez a dúvida mais comum, pois antigamente recomendava-se o uso de álcool para limpeza, porém atualmente sabe-se que esse hábito não prevenia infecções além de atrasar a queda do coto umbilical.
Com quanto tempo cai?
A queda do coto umbilical ocorre entre 7 e 21 dias.
É normal que após a queda do cordão umbilical permaneça uma protusão do umbigo para fora, que com o passar dos meses irá reduzir e entrar para a cavidade abdominal, deve-se evitar o uso de faixas, moedas ou utensílios para pressionar ou ocluir a região, pois estes podem causar infecção fúngica e não trazem benefícios.
Quando devo me preocupar?
Caso o coto apresente saída de secreção fétida, pus ou vermelhidão intensa ao redor do umbigo do bebê deve-se procurar uma emergência imediatamente.
Fontes: