O Brasil é o país com mais cirurgias plásticas no mundo e é referência em estética, com alguns dos melhores cirurgiões plásticos.
O mercado de cirurgias estéticas cresce a cada ano, influenciado pelo patriarcado e pelo poder das redes sociais, que promovem um padrão de beleza muitas vezes inalcançável.
Muitas mulheres jovens acabam realizando cirurgias como a redução de mamas ou a colocação de implantes de silicone muito cedo, sem considerar as possíveis complicações futuras desses procedimentos.
Quais são as principais complicações que podem ocorrer após uma cirurgia mamária?
Dificuldade de amamentação: Isso pode acontecer devido à distensão da pele causada pelo silicone, que dificulta que o bebê consiga abocanhar a aréola corretamente, resultando em problemas de pega e trauma no mamilo.
Redução na produção de leite materno: Implantes muito grandes podem pressionar o tecido mamário, o que pode inibir a produção de leite.
Mastite: A mastite, que é a inflamação das mamas, pode ocorrer devido a alterações nos ductos lactíferos após a cirurgia. Isso pode causar ingurgitamento e “empedramento” do leite em algumas áreas.
Contratura capsular: Embora rara, essa é uma das complicações mais sérias. Algumas mães podem desenvolver uma inflamação intensa, causada pela lactação, que comprime o implante mamário, resultando em dor persistente. O tratamento pode envolver a remoção da prótese.
Qual implante apresenta menor risco de complicações?
Estudos indicam que colocar o implante atrás do músculo peitoral e fazer a incisão na axila pode ter menos complicações em comparação a implantes colocados acima do músculo.
É fundamental consultar um cirurgião plástico de confiança e, sempre que possível, buscar uma segunda opinião de outros especialistas, como pediatras e consultores de amamentação.
Fontes:
https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-as-implicacoes-em-relacao-a-amamentacao-e-os-locais-de-colocacao-das-proteses-de-silicone-anatomicamente/
https://www.nhs.uk/start-for-life/baby/feeding-your-baby/breastfeeding/can-i-breastfeed-if-im/breastfeeding-with-implants/