O crescimento de pelos pubianos e axilares é uma parte natural do desenvolvimento de uma criança, mas pode ser um problema quando ocorre antes do esperado.
A puberdade é um processo de desenvolvimento que ocorre em várias etapas. Começa com o aumento da velocidade de crescimento. Nos meninos, ocorre o aumento testicular, e nas meninas, o desenvolvimento das mamas. Em seguida, surgem os pelos pubianos e, nas meninas, a menstruação. Normalmente, essas mudanças acontecem entre 8 e 11 anos nas meninas e entre 9 e 13 anos nos meninos.
Porém, nem sempre o aparecimento de pelos nas regiões genitais e axilares indica o início da puberdade. Em alguns casos, uma glândula chamada adrenal pode iniciar esse processo alguns anos antes da puberdade, o que é conhecido como adrenarca.
O diagnóstico é clínico, ou seja, feito com base na avaliação dos sinais e sintomas. Não são necessários exames para confirmar a condição, mas o objetivo é identificar sinais de puberdade precoce ou de tumores virilizantes.
Geralmente, não é necessário tratamento. Caso a criança se sinta incomodada com o odor axilar, pode-se usar desodorantes adequados para sua faixa etária. Se os pelos causarem desconforto, podem ser aparados com tesouras.
É importante que todas as crianças com adrenarca sejam acompanhadas regularmente pelo pediatra para monitorar o desenvolvimento e garantir que não haja sinais de puberdade precoce.
Embora a maioria dos casos de adrenarca não exija exames laboratoriais ou de imagem, o pediatra deve sempre avaliar a criança. Se a criança tiver menos de 6 anos, apresentar aceleração do crescimento ou sinais de puberdade precoce, pode ser necessário realizar investigações complementares.
Fontes:
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/adrenarca-precoce/
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23951d-DC-Adrenarca_Precoce_e_Telarca_Precoce.pdf
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2022/20220804_PCDT_738_PuberdadePrecoceCentral.pdf
https://publications.aap.org/pediatrics/article/137/1/e20153732/52918/Evaluation-and-Referral-of-Children-With-Signs-of
https://publications.aap.org/pediatricsinreview/article/36/7/319/34886/Precocious-Puberty