Você já ouviu falar em probióticos para criança? Cada vez mais os pais buscam informações sobre esses suplementos que prometem fortalecer a imunidade, prevenir alergias e até ajudar em episódios de diarreia.
Mas será que todas as crianças podem usar? Quais são os tipos recomendados e por quanto tempo?
O que são probióticos?
Probióticos são bactérias e leveduras vivas são beneficiais à saúde quando consumidas em quantidades adequadas. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal (microbiota), fortalecem a imunidade e contribuem para a prevenção de algumas doenças.
Esse equilíbrio é ainda mais importante em crianças, já que o sistema imunológico delas está em pleno desenvolvimento.
Como os probióticos agem no organismo da criança?
Os probióticos atuam em diferentes mecanismos:
Quando os probióticos podem ser indicados para crianças?
Prevenção de alergias
Crianças com risco aumentado para alergias, como dermatite atópica, podem se beneficiar de cepas como Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus reuteri. O uso pode começar ainda na gestação (em mães com histórico de alergia), durante a amamentação e nos primeiros meses de vida do bebê.
Infecções respiratórias frequentes
Em casos de gripes e resfriados de repetição, cepas como Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus e Bifidobacterium animalis ajudam a fortalecer a imunidade. O tempo de uso recomendado é de pelo menos 3 meses.
Diarreia aguda
Probióticos como Saccharomyces boulardii e Lactobacillus rhamnosus GG podem reduzir a duração e intensidade da diarreia em crianças. Normalmente são usados por 5 a 7 dias.
Diarreia associada ao uso de antibióticos
Durante o tratamento com antibióticos, alguns probióticos, como Saccharomyces boulardii e Bacillus clausii, ajudam a prevenir a diarreia, comum nesses casos.
Por quanto tempo a criança deve usar probióticos?
O tempo e a cepa certa devem sempre ser definidos pelo pediatra.
Probióticos são seguros para crianças?
Geralmente, sim. Os probióticos são bem tolerados e os efeitos colaterais costumam ser leves, como gases ou desconforto abdominal.
Lembrando…
Os probióticos são terapias adjuvantes, eles atuam de maneira transitória no intestino, sendo assim não alteram permanentemente a flora intestinal ou microbioma, por isso uma alimentação diversificada, sem industrializados, rico em fibras deve ser sempre o melhor tratamento para seu filho a longo prazo, só assim ele poderá ter uma microbiota intestinal saudável para o resto de sua vida.
Fontes:
https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/news/uso-de-probioticos-em-criancas-com-infeccoes-comuns-da-infancia-e-na-prevencao-de-alergias
Dr. Túlio Alonso João – Pediatra, Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria – RQE: 85275. Consultas – Praia do Flamengo, 66, Sala 808, Bloco B, Flamengo, Rio de Janeiro.