A importância da lavagem nasal e como realizá-la corretamente
Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, muitos pais têm encontrado na internet uma aliada na hora de cuidar e criar seus filhos. No entanto, é fundamental ter cuidado com as fontes das informações, já que nem sempre os conteúdos disponíveis são confiáveis ou baseados em evidências científicas.
Um exemplo de prática amplamente discutida é a lavagem nasal, uma técnica milenar originada na cultura hindu, conhecida como jala neti. Essa técnica é essencial para fluidificar, umidificar, desobstruir as vias aéreas e melhorar o batimento ciliar nasal, proporcionando alívio dos sintomas nasais e maior conforto.
A lavagem nasal é indicada em casos de:
Não. A lavagem nasal não deve ser realizada de forma preventiva, já que:
Sim, mas somente se feita de forma inadequada.
Seguir a técnica adequada é fundamental:
O volume varia de acordo com a idade e o dispositivo utilizado. Seguir orientações pediátricas específicas para cada faixa etária:
Menores de 6 meses.
6 meses a 2 anos.
Acima de 2 anos.
(FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria)
Enfim a lavagem nasal é segura e eficaz, devendo ser realizada com a técnica necessária, não tenha medo de lavar o nariz do seu filho, isso ira trazer conforto e aliviar os sintomas dele. Na dúvida consulta um profissional para melhor orientação.
Fontes:
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24053f-GPA_ISBN_-_Lavagem_Nasal.pdf
Dr. Túlio Alonso João – Pediatra, Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria – RQE: 85275.
Atendimentos em Botafogo e Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.