A onicomadese é uma condição médica que afeta as unhas, caracterizada pela separação ou desprendimento da lâmina ungueal do leito ungueal. Na pediatria, essa condição pode ser causada por infecções, desnutrição ou doenças autoimunes, como a psoríase.
É comum que os familiares busquem atendimento devido à preocupação com a falta de vitaminas e à prescrição errônea de suplementos alimentares. No entanto, na pediatria, a causa mais frequente da onicomadese é a reação pós-infecciosa provocada por alguns vírus, entre eles o vírus Coxsackie, que é responsável pela síndrome mão-pé-boca.
Quais são os sintomas da onicomadese?
Qual é o tratamento para a onicomadese?
Por se tratar de uma reação pós-infecciosa, a onicomadese, em geral, não requer tratamento específico, exceto quando se suspeita de doenças autoimunes ou desnutrição.
Quanto tempo leva para a recuperação?
A resolução completa dos sintomas e a recuperação do leito ungueal ocorrem, em média, entre 20 a 30 dias.
Em resumo, a onicomadese pode ser assustadora para muitos pais. Apesar da benignidade da patologia, é fundamental coletar uma história clínica detalhada para descartar doenças autoimunes e/ou desnutrição, além de direcionar o tratamento de acordo com cada condição.
Dr. Túlio Alonso João – Pediatra, Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria – RQE: 85275.
Atendimentos em Botafogo e Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Fontes:
https://saudeinfantil.asic.pt/images/download-gratuito/2020-Abril/40_Onicomadese_42_abril20.pdf
Unhas